No dia primeiro de agosto começa a coleta de dados do Censo 2010. Mas a preparação de quem vai ajudar a fazer um retrato atual do Brasil começou hoje.
A turma é grande. Mais de 200 mil recenseadores estão sendo treinados para ir de casa em casa por todo o Brasil. Júlia Sylvia Souza, aos 76 anos, vai fazer o trabalho pela primeira vez e acredita que a simpatia vai ajudar nas entrevistas.
“Vou fazer como faço quando chego à casa de amigos meus, quando vou visitar. Toco a campainha e gosto de chegar de surpresa”, conta a recenseadora.
Antes de bater à porta dos 58 milhões de domicílios brasileiros, os recenseadores têm de estar bem preparados. Por isso, vão passar uma semana em sala de aula para aprender a usar todos os recursos que vão ajudar o país a se conhecer melhor.
Mapas, técnicas de entrevista e tecnologia estão entre as lições. O computador de mão vai facilitar o trabalho, mas também serve para fiscalizar o que é feito na rua.
Como o aparelho tem GPS – monitoramento pelo satélite - pela primeira vez o IBGE vai saber, em tempo real, onde está o recenseador e se ele aplicou todos os questionários. O treinamento só termina no sábado que vem com uma prova para testar os conhecimentos. Depois, os recenseadores vão ganhar o uniforme para ficarem devidamente identificados.
“A gente hoje não pode atender qualquer pessoa dentro de casa porque a gente não sabe quem é. Estar bem identificado é excelente”, afirma a recenseadora Maria Alice.
Por isso, os recenseadores usam colete, crachá e boné. “O Censo é muito interessante para saber como o Brasil está, se evoluiu ou não, se estagnou. Pelo Censo dá para saber das cosias, não é?”, diz o aposentado Dernil Oliveira.
fonte: Jornal Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário