sexta-feira, 23 de julho de 2010

Documentação

Para realização da contratação é nessecária a seguinte documentação listada no item 12 do edital:

12.1 - A convocação para contratação será através de listagem divulgada pelo IBGE ao final do treinamento.

12.2 - No ato da contratação, o candidato deverá apresentar original e cópia da seguinte documentação:

- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- CPF (não será aceito protocolo);
- Título de Eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
- Comprovante de quitação com as obrigações militares (se candidato de sexo masculino);
- Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar acompanhado de declaração do estabelecimento de ensino atestando a conclusão do Ensino Fundamental – antigo 1º Grau);
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Nascimento dos dependentes;
- Registro no PIS/PASEP (caso já tenha sido cadastrado);
- Atestado de sanidade física e mental para o exercício das atribuições definidas no subitem 1.2 deste Edital, e de acordo com as aptidões descritas no subitem 1.3 do mesmo;
- Comprovante de naturalização, no caso de estrangeiro naturalizado;
- Comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto no 70.436, de 18 de abril de 1972, no caso de candidato com nacionalidade portuguesa;
- 2 (duas) fotos 3x4 recentes.
12.3 - O candidato que for convocado para contratação e não comparecer no local e data marcados ou não apresentar qualquer um
dos documentos citados no subitem 12.2, será desclassificado para todos os fins, sendo convocado o candidato seguinte na lista de
classificação.

IBGE - site

Visitem o site oficial do IBGE e saibam dos resultados encontrados em censos anteriores.

IBGE no Jornal Nacional

No dia primeiro de agosto começa a coleta de dados do Censo 2010. Mas a preparação de quem vai ajudar a fazer um retrato atual do Brasil começou hoje.

A turma é grande. Mais de 200 mil recenseadores estão sendo treinados para ir de casa em casa por todo o Brasil. Júlia Sylvia Souza, aos 76 anos, vai fazer o trabalho pela primeira vez e acredita que a simpatia vai ajudar nas entrevistas.

“Vou fazer como faço quando chego à casa de amigos meus, quando vou visitar. Toco a campainha e gosto de chegar de surpresa”, conta a recenseadora.

Antes de bater à porta dos 58 milhões de domicílios brasileiros, os recenseadores têm de estar bem preparados. Por isso, vão passar uma semana em sala de aula para aprender a usar todos os recursos que vão ajudar o país a se conhecer melhor.

Mapas, técnicas de entrevista e tecnologia estão entre as lições. O computador de mão vai facilitar o trabalho, mas também serve para fiscalizar o que é feito na rua.

Como o aparelho tem GPS – monitoramento pelo satélite - pela primeira vez o IBGE vai saber, em tempo real, onde está o recenseador e se ele aplicou todos os questionários. O treinamento só termina no sábado que vem com uma prova para testar os conhecimentos. Depois, os recenseadores vão ganhar o uniforme para ficarem devidamente identificados.

“A gente hoje não pode atender qualquer pessoa dentro de casa porque a gente não sabe quem é. Estar bem identificado é excelente”, afirma a recenseadora Maria Alice.

Por isso, os recenseadores usam colete, crachá e boné. “O Censo é muito interessante para saber como o Brasil está, se evoluiu ou não, se estagnou. Pelo Censo dá para saber das cosias, não é?”, diz o aposentado Dernil Oliveira.


fonte: Jornal Nacional

IBGE usa a Internet para Censo 2010

O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará à população a opção de, pela primeira vez, preencher o questionário pela internet, em vez de fornecer as respostas ao recenseador.

Segundo o diretor executivo do IBGE, Sergio Cortes, o objetivo é facilitar a participação no censo daquelas pessoas que não têm tempo disponível ou não se sentem confortáveis em conversar com os recenseadores.

De acordo com o IBGE, no entanto, quem optar por responder o questionário do censo pela internet terá que receber o recenseador, já que ele será o responsável por gerar a senha a ser usada para ter acesso ao portal do Censo 2010.

Cortes afirmou que a novidade não trará prejuízos à qualidade da informação prestada ao IBGE. Segundo ele, as primeiras experiências mostraram que as respostas dadas no questionário da internet costumam ser as mesmas fornecidas diretamente ao recenseador.

“Eu diria até que a pessoa se sente muito mais confortável com a internet, ao poder prestar sua informação com mais calma e tranquilidade até no caso das perguntas referentes aos outros moradores do domicílio. Isso porque há casos em que a pessoa não sabe algum detalhe de um morador, do irmão, do pai ou da mãe, e ela tem um tempo até maior para coletar essa informação e prestar essa informação com mais certeza”, disse Cortes.

Ao receber a senha, o cidadão terá o prazo de dez dias para responder ao questionário pela internet. Caso isso não seja feito, o recenseador voltará ao domicílio e, então, preencherá o questionário junto com o morador.

De acordo com o IBGE, o Censo terá dois tipos de questionários. O mais simples, com cerca de 15 perguntas, será direcionado à maioria dos cidadãos, que levarão de 10 a 15 minutos para respondê-lo. Já o questionário do tipo amostra será respondido apenas por parte das pessoas e terá mais de 100 perguntas. Neste caso, o tempo da entrevista será de 30 a 40 minutos.

O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá um custo total de R$ 1,67 bilhão, somando-se os gastos feitos com o planejamento, a coleta de informações e o processamento dos dados. Pelo menos 70% desse valor serão gastos com os 230 mil trabalhadores envolvidos no processo. A informação foi divulgada hoje (26) durante entrevista coletiva à imprensa.

O trabalho de coleta começa em 1° de agosto, depois de um rápido (E CANSATIVO) treinamento com os trabalhadores. A expectativa é que a coleta seja encerrada até outubro e os primeiros resultados já sejam divulgados em dezembro deste ano.

Segundo o diretor executivo do IBGE, Sergio Cortes, os primeiros dados divulgados serão sobre as populações de homens e mulheres e a quantidade de pessoas que moram em meio urbano e em meio rural, por município.Os resultados serão gradativamente apresentados nos meses seguintes até, pelo menos, dezembro de 2011.

fonte: techlider

Censo 2010

Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.


Cliquem AQUI e visitem o site do Censo 2010 para desta maneira saber mais sobre o trabalho que vocês recenseadores realizarão.